O Marketing e a Comunicação

“Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede a sua magnitude e potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvos serão melhor atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir esses mercados seleccionados e convocas todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente” KOTLER (2003: pág. 11)

Neste capítulo serão apresentados os principais aspectos referentes ao marketing e comunicação, mais concretamente as especificidades do marketing de serviços (visto que a hotelaria é fornecedora de serviços), a importância das estratégias de marketing para as empresas, quais os principais aspectos a ter em conta no âmbito da comunicação e também a importância das relações com os media.

Definição de Marketing

O termo marketing vem da palavra inglesa market, mercado, e, desta forma se pode dizer que designa a actividade de orientar a venda e/ou transacção de produtos ou serviços do produtor até ao consumidor final. De facto, Philip Kotler designa o mercado como: “. . . mercado são todos os consumidores potenciais que compartilham uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo.” KOTLER (1998: pág. 31) Assim, o marketing tem como objectivo aumentar o volume de vendas, utilizando os estudos de mercado como forma de redução do risco, e delineando toda uma série de estratégias assertivas, no sentido de comercializar o produto ou serviço. Com os estudos de mercado, as empresas conseguem calcular de forma mais concreta a possibilidade de sucesso e consequente venda de um produto. Além disso, permite estudar a concorrência, o poder de compra, as preferências e sobretudo as necessidades dos potenciais consumidores.

 

À medida que o marketing cresceu, novas tendências e novas formas de marketing nasceram. Desta forma, as empresas produtoras revelam um esforço maior para atender às necessidades individuais dos consumidores. (COSTA; 2000) O marketing compreende todas as etapas directamente relacionadas com a perfeita adaptação do produto e de toda a sua promoção/divulgação ao seu público-alvo. São poucos os que entendem que o marketing visa uma comunicação bidireccional, ou seja, não se trata de comunicar para um determinado cliente, mas sim comunicar com o cliente.

Marketing versus vendas

É necessário, também distinguir o conceito de marketing do conceito de vendas, embora muitas pessoas ainda confundam os dois. De facto, as vendas representam o momento em que o produto é mostrado ao cliente, sendo assim um importante contributo no processo de marketing. Contudo, o marketing é muito mais que vendas. Para se chegar ao momento de venda, há um processo anterior de marketing, no qual há uma definição clara do produto e do cliente que se pretende atingir com o mesmo, como se vai apresentar esse produto (cores, embalagem, rótulo, etc.) e como se vai comunicar ou divulgar (quando e em que meios).

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