ERA DOS TANGÍVEIS X ERA DOS INTANGÍVEIS

Os Ativos Tangíveis de uma empresa são os bens físicos de propriedade das empresas, que podem ser tocados. São os imóveis, as máquinas, os estoques. Ou seja, o capital físico e financeiro da empresa. Os Ativos Intangíveis são as propriedades da empresa que, ao contrário, são difíceis de se ver, de se tocar, mas podem ser percebidos: são suas marcas, a qualidade de sua administração, sua estratégia, sua capacidade de se comunicar com o mercado e com a sociedade, são valores e princípios morais, é uma boa governança corporativa, sua capacidade de atrair e reter os melhores talentos, sua capacidade de inovação, seu estoque de conhecimentos, etc.

Antes de entrarmos na evolução entre as duas eras, é importante também conceituar que o Valor da Marca é o valor que o mercado está disposto a pagar para adquirir uma empresa. Ele normalmente é calculado como um múltiplo do Earnings
Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (EBITDA) menos as dívidas da empresa (KLONSKY, 2010). Em meados do século XX, o valor das empresas era muito próximo do valor de seus ativos tangíveis, isto é, avaliava-se a empresa medindo o valor de suas fábricas e seus estoques, pelo valor de reposição de seus ativos fixos.

Essa época ficou conhecida como a Era dos Tangíveis, já que o valor da marca era calculado por estes componentes. Segundo dados do ranking S&P 500, o valor de uma empresa era o valor de seus ativos mais um prêmio que raramente passava dos 10%, isto é, o valor da empresa era constituído 90% pelo valor de seus ativos tangíveis e apenas 10% por seus intangíveis. Atualmente, pelo mesmo ranking, o valor das 500 maiores empresas do mundo é constituído, em média, por apenas 20% dos ativos tangíveis e 80% dos ativos intangíveis. Portanto, atualmente estamos vivendo na Era dos Intangíveis, em que principalmente ativos como conhecimento, softwares, patentes, valores e a percepção de valor do cliente em relação à empresa determinam o valor da marca.

 

 

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